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4 passos para uma massagem capilar relaxante

Data publicação 17/07/2018



 

 

Existem inúmeras receitas e técnicas utilizadas para o desenvolvimento saudável dos cabelos. Entretanto, segundo especialistas, os métodos mais eficazes são o uso de produtos adequados ao tipo e à necessidade dos fios e a massagem capilar, que, através de movimentos simples, é capaz de estimular o crescimento, revitalizar as madeixas, relaxar a região da cabeça e melhorar a circulação sanguínea, facilitando o transporte de nutrientes e oxigênio para o folículo piloso. 

Outros benefícios da massagem capilar são o alívio de tensões, a regularização do sono e das funções intestinais e o estímulo à produção de endorfina, que, proporcionalmente, diminui os níveis de cortisol no sangue (o “hormônio do estresse”). Além disso, realizados de forma periódica, os movimentos podem aumentar em até um centímetro o crescimento natural dos cabelos e melhorar a qualidade das suas noites de sono. 

Existem diferentes técnicas e origens, como a Indiana e a Chinesa (conhecida como Shiatsu), mas, em todo caso, os passos são pensados para que seja realizada uma espécie de drenagem linfática no couro cabeludo, sendo a região frontal da cabeça, as têmporas e a nuca os principais pontos trabalhados. Ah, e o ideal é que a massagem capilar seja realizada três vezes por semana, em especial na hora do banho ou com os cabelos ainda úmidos! 

Como fazer? 

O primeiro passo é posicionar os polegares na base do pescoço e os indicadores próximos a altura das orelhas, aplicando movimentos circulares com os polegares em direção aos indicadores. Depois, segure a cabeça com uma das mãos na testa e utilize a outra mão para massagear a parte de trás, traçando pequenos círculos com os dedos – do pescoço até o topo da cabeça. 

O terceiro passo é apoiar os polegares perto do pescoço e utilizar os outros dedos para pressionar as têmporas, sempre com movimentos circulares. Por fim, massageie todo o couro cabeludo com a ponta dos dedos, começando na parte da frente e indo até o pescoço. Uma dica é se concentrar nos movimentos, aplicando-os de forma delicada e sem pressa por cerca de dez minutos! 

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