Notícias

5 formas de cuidar da pele oleosa

Data publicação 12/01/2018

Com a chegada do verão, quem tem pele oleosa logo sente o brilho no rosto se tornar mais evidente, afinal, as altas temperaturas aliadas à umidade propiciam as condições ideais para a produção em excesso do temido sebo. Contudo, por mais incômodo que seja o problema, é possível resolvê-lo através de ações simples na rotina diária, que não gastam muito tempo ou dinheiro! Confira:

A primeira dica é: não lave em excesso! Sabemos que pode parecer tentador lavar o rosto oleoso com água fria a todo momento, mas a frequência ideal recomendada é de apenas três vezes ao dia. Segundo dermatologistas, quanto mais retiramos a oleosidade natural da pele, mais as glândulas produzem sebo para compensar esta perda, o que causa o que chamamos de “efeito rebote”.

Outro ponto importante diz respeito à temperatura da água, uma vez que, se o calor do ambiente aumenta o óleo do rosto, o mesmo acontece com a água quente. Por este motivo, prefira sempre a fria ou mesmo natural para fazer a limpeza da pele. Além disso, evite tocar o rosto a todo momento, pois o atrito estimula o aumento da oleosidade.

A limpeza noturna é a mais importante, pois evita o acúmulo de sujeira e resíduos de maquiagem de um dia para o outro nos poros e reduz as chances de formação de cravos e espinhas. O ideal é utilizar sabonetes com enxofre, zinco ou ácido glicólico na composição, além de tônicos com calêndula, hortelã, canfora ou mentol.

Por fim, preste atenção ao protetor solar utilizado, uma vez que ele deve ser adequado ao seu tipo de pele. Caso contrário, pode aumentar – e muito – a oleosidade da pele, entupindo ainda mais os poros e desencadeando diversos outros problemas.