Notícias

7 dicas para evitar as doenças de pele mais comuns do verão

Data publicação 28/12/2018

Os cuidados com pele devem ser redobrados no verão, porque o sol e o calor podem trazer problemas como desidratação, envelhecimento precoce, queimaduras, aumentando até mesmo o risco de câncer de pele.

Assim, para evitar as doenças de pele comuns no verão deve-se adotar medidas simples. Por isso, para se proteger, confira aqui 10 dicas de cuidados essenciais com a pele nos dias mais quentes do ano. Confira:

1 - Use sempre protetor solar

A primeira dica é a mais importante: nunca se esqueça do protetor solar. Ele é um ótimo aliado contra o câncer de pele e evita que sua pele sofra com queimadura e raios do sol.

2 - Beba bastante água

Um dos problemas mais comuns no verão é a desidratação, que pode levar a vertigens, desmaios e, em estágios mais avançados, câimbras musculares. Para evitar esse transtorno, o ideal é beber dois litros de água por dia.

3 - Mantenha a pele sempre limpa e hidratada

Tomar pelo menos 2 banhos diários por dia deve ser suficiente para manter a pele devidamente limpa, livre do suor. Se estiver muito quente, pode-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.

4 - Não se depile quando for tomar sol

Um cuidado muito importante no verão é não se depilar no dia e também na véspera da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele. A depilação deve ser feita, pelo menos com 48 horas de antecedência.

5 - Não fazer tratamentos de pele no verão

Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão é importante porque estes tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover.

6 - Tomar banho de água doce depois de sair do mar

Depois de um dia de praia, deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia que tendem a ressecar a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos.

7 - Tome sol pela manhã ou fim da tarde

Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas deve-se evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a saúde. Evite ficar exposta ao sol direto.

O clima já está quente e o verão já está logo ali. É importante cuidar para evitar doenças mais graves. Cuide-se e bom verão pra você!