Notícias

Acne? Saiba como acabar com o problema

Data publicação 24/11/2017

Por mais que você siga uma rotina rigorosa de cuidados, como tirar a maquiagem antes de dormir, passar longe dos produtos que contenham óleo e realizar limpezas constantemente, as espinhas e os cravos ainda insistem em não deixar a sua pele em paz? Pois, no post de hoje, separamos algumas dicas que vão te ajudar a acabar com o problema! Confira:

Segundo estudos recentes, a acne é muito mais do que um empecilho da época da adolescência, e cerca de 40% dos adultos sofrem com o problema, em especial as mulheres. Na primeira fase da vida, as temidas espinhas podem durar até os dezoito anos, enquanto no caso do aparecimento tardio elas começam entre os 21 e 25 anos e podem persistir até os 50!

As principais causas da acne na idade adulta são as alterações hormonais, estresse, obesidade, hereditariedade e até mesmo a exposição em excesso à luz ultravioleta emitida pelo sol. Além disso, o aparecimento das espinhas também pode indicar doenças e desordens endócrinas, como a síndrome do ovário policístico (SOP).

Fuja do problema!

Uma das principais dicas quando se fala em prevenção e tratamento da acne é consultar um especialista, no caso, o (a) médico (a) dermatologista, que identificará o que está causando o problema e quais as melhores formas de lidar com ele! Contudo, ao incluir determinados cuidados na rotina diária, já é possível perceber a diminuição da incidência de espinhas.

Não esprema: Todo mundo sabe, mas quase ninguém segue esta dica. Ao espremer as espinhas você corre o risco de deixar cicatrizes permanentes na pele, e pode piorar o quadro de acne, causando inflamações mais sérias. A melhor opção é fazer uso de produtos secativos, que aceleram o processo de cicatrização.

Menos make: Ao diminuir a quantidade de maquiagem aplicada sobre a pele diariamente, você evita que os poros fiquem entupidos, o que, consequentemente, diminui as inflamações. Utilizar apenas produtos libres de óleo também é uma dica preciosa na hora de lidar com a acne!

Alimentação: Para garantir uma pele mais saudável, a dica é aumentar o consumo de verduras de cor verde-escura, como brócolis, couve, rúcula e espinafre, uma vez que são ricos em vitamina A. Diminuir o consumo de alimentos processados e gordurosos também é essencial no que diz respeito à prevenção e tratamento da acne, além de se hidratar constantemente.

Limpeza em primeiro lugar: Ao utilizar maquiagem, nunca deixe de removê-la! Os produtos acumulados nos poros levam à formação da acne, e é fundamental lavar o rosto fazendo uso de produtos próprios para o seu tipo de pele. Bastante água e sabão já são o suficiente, mas você pode potencializar a limpeza com o uso de demaquilante e esfoliantes naturais, que ajudam a retirar as células mortas, tornando a pele mais lisa e macia. 

Nada de estresse: Por fim, não sei se você sabe, mas o estresse e a angústia interferem diretamente na saúde da pele, sendo uma das principais causas do aparecimento da acne em adultos. Isso acontece porque a tensão faz com que os músculos por baixo da pele se contraiam, o que fecha os poros e acumula oleosidade.