Notícias

Como fazer contorno?

Data publicação 01/02/2018

A técnica de contorno destaca os traços positivos do rosto dando um toque especial à maquiagem, e, de uns tempos para cá, virou a queridinha das fashionistas e celebridades. Contudo, dependendo da forma como é utilizada, pode resultar em um efeito exagerado ou falso, e é preciso atenção na hora de contornar, levando em consideração pontos como o formato do rosto e o tom da pele. Confira:

O principal objetivo do contorno é afinar o rosto e destacar os traços proeminentes de cada um. Por este motivo, primeiramente é fundamental que você saiba o formato do seu (oval, quadrado, coração, alongado, etc.), e, para que a técnica proporcione os efeitos desejados, uma boa dica é mapear o rosto com corretivos de diferentes cores nos pontos que deseja destacar, comumente queixo, testa e lateral do nariz.

Como fazer?

Em linhas gerais, o primeiro passo é aplicar um corretivo da cor da sua pele nos olhos e na pálpebra, e, em seguida, pincelar um corretivo claro na zona T do rosto, sendo testa, nariz e queijo, além de logo abaixo dos olhos. Os corretivos até dois tons mais claros que o tom da pele realçam e dão iluminação, enquanto os até dois tons mais escuros dão profundidade.

Com o corretivo escuro, mapeie os pontos onde deseja o efeito de profundidade, geralmente testa, bem rente à raiz dos cabelos, lateral e ponta do nariz, queixo e logo abaixo das maçãs do rosto. É importante ressaltar que os corretivos cremosos são mais indicados para a pele seca, enquanto os em pó são ideais para quem possui uma pele com maior concentração de oleosidade.

Para finalizar, utilize uma esponja para base e dê batidinhas, de modo que o corretivo mais claro se espalhe homogeneamente. Já no caso do escuro, utilize um pincel para esfumaçar o produto, com leveza. Você ainda pode aplicar um pouco de iluminador na parte superior das maçãs do rosto e no nariz, para conferir um efeito ainda mais glam!