Notícias

Mas afinal, do que os seus cabelos precisam?

Data publicação 18/06/2018

O cronograma capilar, uma rotina de manutenção para a saúde dos fios, gera dúvidas em muitas mulheres, uma vez que a maioria não consegue identificar a diferença entre hidratação, nutrição, reconstrução e umectação. Pensando nisso, no post de hoje explicamos qual a aplicação ideal de cada umas dessas técnicas! Afinal, do que os seus cabelos precisam? Confira:

A hidratação capilar é responsável pela reposição hídrica, ou seja, de água. Confere brilho e maciez, além de contribuir para a redução do frizz, e deve ser aplicada quando os fios estiverem levemente ressecados ou ásperos (excesso de frizz).

Leia também: Como cuidar dos fios no inverno?

A nutrição é o caminho ideal para devolver lipídeos e óleo aos fios, e é muito importante em especial para as cacheadas, já que este tipo de cabelo é naturalmente ressecado (a oleosidade da raiz não consegue chegar às pontas). Segundo especialistas, deve ser feita periodicamente, pois, além de combater o ressecamento, ainda atua como medida preventiva para selar as cutículas dos fios, o que mantém os nutrientes por mais tempo.

A reconstrução é utilizada para o fortalecimento dos cabelos, repondo proteínas e massa aos fios. É aplicada sempre que as madeixas estiverem frágeis ou quebradiças, bem como antes e depois de processos químicos. A recomendação é que seja feita, no máximo, uma vez a cada quinze dias no caso de cabelos muito danificados. Nos demais casos o ideal é aplicar a técnica uma vez por mês.

Leia também: Conheça os produtos da Linha Cachos Perfeitos

Já a umectação é uma técnica que pode ser aplicada em qualquer tipo de cabelo, e que, feita à base de óleos vegetais, hidrata e fortalece os fios opacos, ou seja, sem brilho. Uma dica é aplicar o óleo mecha por mecha, enluvando o comprimento e massageando o couro cabeludo, o que ativa a circulação sanguínea. Também é possível misturar os produtos com cremes de hidratação e potencializar os resultados!