Notícias

O que você precisa saber antes de comprar um protetor solar

Data publicação 21/03/2018

Já falamos por aqui sobre a importância do protetor solar, um produto essencial e de uso diário que protege a pele da ação dos raios ultravioleta e do fotoenvelhecimento (clique para ler). Contudo, para acabar de vez com as dúvidas sobre como utilizar e, sobretudo, como escolher o filtro solar ideal, no post de hoje elencamos os principais pontos que você precisa saber! Confira: 

Fator de Proteção Solar

O FPS, ou Fator de Proteção Solar, equivale ao nível de proteção que o produto oferece, e, quanto maior o número, mais protegida sua pele estará dos efeitos nocivos dos raios solares. Na hora de optar por uma numeração, é fundamental que você conheça as necessidades e particularidades da sua pele. Por isso, uma consulta com o dermatologista é essencial! No geral, a recomendação é que o protetor tenha, no mínimo, FPS15. 

Como aplicar corretamente? 

A aplicação do protetor é um ponto que merece atenção, mas não há segredo. Basta se lembrar de passar o produto pelo menos trinta minutos antes de se expor ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas. Ah, e a quantidade pode ser generosa, mas nunca exagerada. Apenas o suficiente para cobrir toda a superfície da pele. 

UVA e UVB: qual a diferença? 

Por fim, por mais que os efeitos nocivos dos raios solares já sejam velhos conhecidos, muitas pessoas possuem dúvidas sobre a diferença entre eles e quais os reais prejuízos causados por cada um à pele. O raio UVA não causa queimaduras, mas penetra a pele profundamente, de modo a potencializar o envelhecimento por meio do aparecimento de rugas, flacidez e manchas solares. Já o raio UVB é o responsável pelo aparecimento das queimaduras e pelo desenvolvimento do câncer de pele.