Notícias

Quais as principais causas da queda de cabelo?

Data publicação 26/02/2019

A queda de cabelo em si não é algo incomum, é normal que cerca de 100 a 150 fios se desprendam do couro todos os dias, mas é preciso ficar atenta para o caso dela ser sinal de doenças mais graves. Confira as principais causas de queda de cabelo:

Anticoncepcionais: eles podem estimular a queda de cabelo em mulheres com sensibilidade à variação hormonal e seus efeitos colaterais podem ocorrer durante e até meses após a interrupção do uso.

Distúrbios hormonais: pegando o gancho dos anticoncepcionais, os distúrbios hormonais como doenças da tireóide, ovários policísticos ou gestação, por exemplo, são responsáveis por grande parte das quedas de cabelo.

Hábitos de vida: estresse, sedentarismo, má alimentação, tabagismo e ingestão de bebidas alcoólicas provocam mudanças hormonais que dificultam a absorção de nutrientes no nosso organismo e nosso cabelo reflete muito tudo o que nosso corpo está passando.

Cuidados inadequados com os cabelos: tintura, alisamento e alongamento podem representar um perigo enorme para os fios. Isso também vale para excesso ou escassez de lavagem dos cabelos, além do uso de produtos que produzem sebo de forma excessiva.

Alopecia androgenética feminina: ou calvície feminina, é caracterizada pela perda permanente dos cabelos. Essa condição é hereditária.

Uso de medicamentos orais: alguns medicamentos como antidepressivos, inibidores de apetite, anabolizantes, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, anticoagulantes, anti-inflamatórios, por exemplo, apresentam como efeito colateral a queda de cabelo, portanto, enquanto estiver fazendo uso desse tipo de remédio, seus fios podem continuar caindo.

Nem sempre é simples identificar o motivo da queda de cabelo, dentre esses exemplos acima, existem muitos outros, uma vez que são diversos fatores que influenciam este problema. O ideal é buscar ajuda do(a) seu(a) dermatologista de confiança para avaliação e solução ideal.