Notícias

Quais cuidados ter com a pele após fazer tatuagem

Data publicação 23/12/2018

Fazer uma tatuagem é um procedimento que envolve diversas precauções que você deve tomar antes, durante e depois do processo. E em se tratando dos cuidados com a tatuagem, boas práticas podem ajudá-la a permanecer saudável e bonita por muito mais tempo.

Nesse artigo ajudaremos você a conhecer quais cuidados você deve tomar após fazer uma tatuagem, mostrando aqueles referentes ao processo de cicatrização e também os cuidados permanentes. Confira:

Durante o processo de cicatrização

Esse momento é aquele que você deve tomar mais cuidado. Uma cicatrização bem feita irá garantir que a ferida não infeccione e também irá preservar as características estéticas da tatuagem. Acompanhe abaixo as principais recomendações:

Higienização – Ao tomar banho procure sempre lavar suavemente o local com um sabonete neutro, tirando qualquer resíduo de tinta e líquidos que a pele estará expelindo. Com a tatuagem bem lavada seque-a com ajuda de um papel higiênico dando leves batidas. Procure não utilizar a toalha de banho na região, ela pode conter bactérias.

Tratamento – O tratamento de cicatrização deve ser feito com o uso de pomadas próprias para isso e você deve aplicar uma fina camada da mesma sobre a pele lesionada.

Papel filme – É recomendável que durante os primeiros dias você cubra sua tatuagem com papel filme, principalmente em regiões que ficam descobertas pelas roupas. Ele irá ajudar a proteger a região de fatores externos, contudo, não prolongue demais o uso desse artifício. Geralmente no terceiro dia você já pode parar de usar o plástico.

Sol – O sol é um dos principais vilões no processo de cicatrização da tatuagem, portanto, fique longe dele principalmente nos primeiros 10 dias. Após você poderá expor a tatuagem a esse agente utilizando a devida proteção de um protetor solar com fator equivalente ao seu tipo de pele.

Casquinha – Em nenhuma hipótese retire as possíveis cascas que irão se formar. Quando você retira uma casquinha com ela vem parte da tinta utilizada no desenho e isso pode ocasionar falhas na sua tatuagem.

Alimentação - Para uma cicatrização saudável existem algumas regras alimentares que você deve seguir. Na listagem de cuidados com a tatuagem evitar alimentos gordurosos e condimentados é uma indicação. Procure evitar também o consumo de bebidas alcoólicas, elas retardam o processo.

Cuidados permanentes

Depois que sua tatuagem já estiver totalmente cicatrizada, para manter o aspecto brilhante e vivo das cores é altamente recomendável o uso de protetor solar diariamente sobre a região tatuada. O sol é o agente que mais desgasta e desbota as cores da tatuagem, portanto, utilize o protetor como regra.