Notícias

Quais os inimigos e os aliados da pele?

Data publicação 14/03/2018

A pele é a parte do corpo que mais reflete nossos hábitos e estilo de vida. Se passamos muito tempo ao sol ou dormimos pouco, por exemplo, é possível notar a vermelhidão e as famosas olheiras sob os olhos. Contudo, existem inimigos silenciosos, como o estresse e a má alimentação, que também prejudicam a saúde deste órgão e causam inúmeros danos – a curto e a longo prazos.

Por conta da perda de colágeno e elastina, bem como pela liberação de radicais livres, a pele fica opaca, sem viço e com propensão ao aparecimento de manchas, rugas e flacidez. Segundo especialistas, a alimentação é a principal responsável pela saúde da pele, e é fundamental fazer dos alimentos aliados no processo de recuperação ou mesmo manutenção da aparência saudável deste órgão, evitando aqueles que a prejudicam.

O azeite é um dos alimentos que mais favorecem a pele, uma vez que é rico em antioxidantes e faz frente aos agentes agressores e aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. A romã também deve ser incluída na dieta, já que seu alto teor de antocianinas e ácido elágico ajuda a combater a quebra de colágeno, logo, auxilia na manutenção da elasticidade da pele.

Também é fundamental fazer uso de protetor solar todos os dias, manter a pele hidratada através de produtos específicos (levando em conta o seu tipo de pele), bem como evitar o uso excessivo de maquiagem. Por fim, evite alimentos gordurosos e a exposição solar excessiva (mesmo com o uso de protetor), e, em caso de dúvidas, procure um dermatologista!